terça-feira, fevereiro 15, 2005
SKI em Yong Pyong
Eis Yong Pyong, Coreia do Sul. Dia 9 de Fevereiro, saí de Macau às 06h00, já estava a ver a minha vida a andar para trás quando anunciaram no ferry que teriam que voltar para trás por causa de um problema qualquer.Mas lá devem ter resolvido e continuei viagem, em direcção a Central, em Hong Kong, onde mais tarde apanhei um comboio para o aeroporto, onde ia apanhar um vôo da Cathay Pacific com destino ao aeroporto de Incheon, nos arredores de Seoul, às 09h50. O vôo saiu mais ou menos a horas, tendo corrido bem, tem boas condições esta companhia aérea (melhor que a Lufthansa!).
À chegada tinhamos um jarbas que nos levaria para à estancia, num trajecto que se faz normalmente em 3h. Como esta data coincidia com o ano novo Coreano (difere do chinês por começar a 8 e acabar a 10), o transito estava insuportável e andamos a circundar a autoestrada que estava entupida até nos pormos numa estrada mais ou menos livre..foi uma agonia de 4h30, mas comparativamente com o outro grupo que saiu no dia 7 não foi assim tão mau (demoraram 6h!).Estava um frio de rachar e chegámos à estancia lá pelas 19h30-20h, onde encontramos o resto do grupo ao qual nos juntamos para jantar. Decidimos não fazer night ski (cujo horário era das 17h30 às 20h30) ou midnight ski (das 21h30 à 00h00) nesse dia, por causa do cansaço. O grupo era bem engraçado, eram mais de 20, contando com crianças(entretanto esqueci-me da máquina fotográfica no carro, mas depois foram lá entregar). Ficamos três num apartamento, no Tower Condominium, num quarto Ondol, cujo chão é aquecido e dorme-se no chão, em colchões. A temperatura abrasadora do quarto era controlada centralmente sem hipotese de ajustamento manual (chegava a estar 25 graus la dentro).Até que se dorme bem dessa forma, fazia um bem enorme às costas. Na primeira noite o estupor do relógio de sala que havia lá não me deixou dormir, por isso no dia seguinte o dito cujo estava dentro do armário sob o colchão e edredon extra).O pequeno almoço tomávamos no Hotel, era excelente (e caro!) e depois iamos para as pistas.
O aluguer do equipamento e forfaits é feito no máximo por três dias e inclui night ski nos primeiros 2. Se quisermos algum dia extra temos que entregar o equipamento todo e requisitar outro de novo (uma casmurrice, mas não adianta discutir com sul coreanos, são muito teimosos e não falam quase inglês, sentia-me um bocado Lost in Translation!). Excepção é feita para o midnight ski, mas eu não cheguei a fazer. O equipamento, ou seja skis, botas e sticks podem-se deixar em cacifos alugados ou no Dragon Plaza, o edifico central da estancia ou no condominio..infelizmente não havia acesso directo do Hotel ou do Condominio para as pistas.
As pistas são boas, tinha nevado na noite anterior, por isso fui aquecer para uma verde e depois lá fui para as outras. Era sempre o mais lento, pois como tenho medo da velocidade e de chocar com alguem ia fazendo os "esses" mais demorados.O que eu mais gostei foi do night ski! Mas tive que comprar uma protecção para o nariz, tal era o frio (chegou a estar -15!). Os meios mecânicos são bons, tem gondolas e teleskis e as pessoas que estão lá a trabalhar são muito simpáticos e formais (sempre a fazer vénias).
Em termos de vigilancia, vi com muita frequência as patrulhas de ski, o que é bom. O melhor do night ski é não haver muita gente e a neve estar melhor, depois da passagem dos limpa neves, de maneira que já me deixei largar um bocado e carreguei no pedal da velocidade (o pessoal com quem eu estava também puxava por mim). Pela primeira vez consegui fazer quase todas as pistas, faltaram-me umas mais escuras que estavam com um bocado de gelo (e uma delas tinha bossas e era estreita). A maior parte das que fiz eram azuis e vermelhas (embora eles só tenham as classificações de verde, azul e vermelho), havia algumas que se poderiam considerar pretas, fiz uma ou outra, as menos escuras...e gostei imenso( a que vêem na foto é uma pista vermelha, não parece por causa da perspectiva, mas acreditem que de lá de cima era bem vermelha!). As que não fiz, nomeadamente estavam cheias de gelo. No ultimo dia de ski obrigaram-me a a fazer umas que eu estava relutante, mas foi giro e acabei por repeti-las (embora na ultima parte que era uma parede de neve, tenha ido por um caminho alternativo mais fácil).
A estancia tem muitos caminhos, passeios bem agradáveis de fazer, são na sua maioria verdes, alguns fazem ligação entre pistas.O après ski não era famoso, mas estavamos sempre tão cansados que era jantar (1 vez no hotel, 2x num coreano espectacular e no ultimo dia pizzas) e dormir (fiz 2x night ski, ou seja fazia ski das10h00 às 16h15 e depois das 18h às 19h30).Quem queria podia andar de trenó (os miudos adoravam) e havia bowling, uma pista de gelo,sauna, piscina, etc. O supermercado ficava aberto até às 02h da manhã.Ao todo foram 3 dias de ski, muito bem passados, na generalidade com bom tempo, mas sempre muito frio..às vezes agravado pelo vento.Saem umas férias um bocado caras, pois acho que a unica coisa barata na Coreia do Sul são mesmo os casacos de cabedal. Mas valeu a pena!
No ultimo dia, domingo dia 13, foram-nos buscar às 09h30 da manhã, apesar do avião ser só às 19h00!Estavam com medo do trânsito e tanto no site da estância como lá na agencia diziam que podia haver filas de trânsito, demorando a viagem cerca de 8h!Mas nada disso aconteceu e fizemos tudo directo em 3h, parando só para gasolina (embora pudesse ter sido mais rápido, pois a certa altura o jarbas saiu da autoestrada com direcção à circular de Seoul, mas a auto-estrada ia directo para o aeroporto - deve ter a haver com custo de portagens). Como o grupo era bem porreiro, pessoal bem disposto e sempre no gozo, foram 5 dias muito bem passados, com exercicio pelo meio. Acho que melhorei em termos de confiança.
Cheguei a Macau às 01h30 da manhã, nessa altura ainda mandavam fogo de artificio (há locais próprios para isso - do dia 8 para 9 ainda assisti do meu prédio ao fogo de artificio que marcava o inicio do ano novo lunar do galo). Consegui viajar sem recorrer a dias de férias, pois de 9 a 11 foi feriado, sábado dia 10 foi o meu saturday "off" (aqui trabalha-se aos sábados de manhã com excepção de um sábado à nossa escolha) e domingo não se trabalha...
Daqui a 3 semanas volto a viajar,agora de férias mesmo, vou ter com a Guida a Lisboa para o casamento do meu primo e 2 dias depois embarcamos para a Tailandia, onde vamos estar em Bangkok e Koh Samui!!