terça-feira, fevereiro 08, 2005

 

Kung Hei Fat Choi


Ou seja, feliz ano novo chinês ou algo parecido.Como em qualquer lugar da China, é a confusão total nesta altura! As ruas estão atulhadas de gente, a fazer compras (saldos finais), a pairar, a olha para o infinito, etc, um stress, não se consegue andar nas zonas mais movimentadas, digo Leal Senado e Rua do Campo.Ontem só me imaginava em transformar-me numa bola de bowling e andar a derrubar pinos furiosamente pelas ruas.Mas contive-me, deixei a minha habilidade de Transformer ou Pókemon (aqui seria mais Pókemon) para outra realidade.
Por todo o Macau abundam os Galos (este é o ano do Galo), curiosamente colocaram as representações dos ditos animais camuflando vestigios ocidentais (leia-se representações religiosas ocidentais e manifestações de arte ocidentais), claro que os Budas não. Em termos culturais e de espectáculo, é uma altura óptima, há imensa animação de rua, muita dança do dragão, muitos almoços e jantares e claro está, no periodo de duas semanas após o Ano Novo Chinês, os famosos "Lai Si", onde os casados dão aos solteiros envelopes, geralmente com patacas lá dentro (adivinhem que é solteiro....). Também é costume os chefes darem aos subordinados e as pessoas que moram em prédios dar aos porteiros ou às empregadas domésticas. É muito bem visto e as pessoas ficam contentes. No Centro Cultural de Macau também existe alguma programação cultural e musical.
Macau está particularmente cheio derivado dos feriados que se aproximam: de 9 a 11 de Fevereiro não se trabalha cá em Macau. Eu vou aproveitar e vou para a Coreia do Sul, esquiar em Yong Pyong , depois faço o relato ilustrado.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?