segunda-feira, abril 04, 2005

 

Koh Samui (Tailandia, parte III)


Koh Samui é uma ilha que fica no Golfo da Tailandia, por isso não foi afectada pelo Tsunami. Ficou famosa durante os anos 70 por albergar comunidades hippies ocidentais, ainda há alguns vestgios disso! Hoje em dia é uma ilha totalmente direccionada para o turismo, acho até que se vêem mais ocidentais do que thais. Tem imensas praias (http://samui.sawadee.com/) , todas elas preenchidas com resorts de maiores ou menores categoria.Mas digo-vos que vale apena investir na categoria. O aeroporto de Koh Samui é espectacular: todo ao ar livre, os espaços de check in, recolha de bagagens e salas de embarque e bar, não têm paredes e estão cobertas por um telhado de palha. Tivemos a sorte do pai do Zé Miguel estar lá de férias também e deu-nos boleia para o Hotel. O trajecto até Chaweng Beach, a principal e melhor praia de Koh Samui, é bastante agradável ao princípio, vêem-se montes de vegetação, palmeiras e o mar transparente, azul, verde-esmeralda, praias ameral fina, enfim, paradise. Quando se entra na rua que dá acesso a Chaweng Beach, é o reverso da medalha: trânsito caótico, mau cheiro (não existe sistema de esgotos eficiente,é tudo muito à base de fossas sépticas).Mas, chegando ao nosso resort, o Chaweng Buri Resort (http://www.chawengburi.com/), essa má imagem fica para trás. A foto é a do nosso bungalow, que por fora é espectacular. Por dentro, tem algumas falhas, pequenos detalhes que se fosse arranjados tornava o quarto fabuloso, e não era preciso gastar muito dinheiro, nomeadamente: encastrar o cofre, que estava à mostra; dar uma pintura; encastrar melhor o frigorifico (está com a porta do frigorífico à mostra); pôr uma loiça decente (as chávenas, copos e pratos pareciam ter sido comprados numa loja dos 300) ainda por cima a tailandia tem loiças espectaculares e baratas;e arranjar as torneiras da casa de banho;outra coisa só...insonorizar o ar condicionado dos outros quartos, que faziam uma barulheira. Todos estes factores fizeram que reclamássemos uma mudança de quarto..mas quando vimos a alternativa, o nosso era bem melhor todos esses pormenores diluiram-se, porque a envolvencia dos jardins (é tipo selva, mas bem arranjada) e o serviço do hotel eram espectaculares.A mobilia do quarto, toda em bambu, era gira.
A praia ficava a 1 minuto e muito bem organizada com as espreguiçadeiras bem alinhadas. O pequeno almoço era muito bom e durante o tempo que estivemos lá melhraram a sala de refeições, que é junto à praia e também não tem paredes, tal como a recepção. O Spa parece impecável, mas era um balurdio. A piscina e bar da piscina eram bem bons, e ficavam também rente à praia.
Demos uma volta e vimos muitos outros resorts em Chaweg Beach, e digo-vos, o nosso era o melhor..apesar de não ser o mais caro (havia outros bem mais caros..o nosso era preço médio pró baixo). No dia da chegada fomos ainda à praia e à noite fomos jantar a uma tasquinha thai recomendada pelo pai do Zé Miguel, juntamente com o Zé e a Ana, onde comemos caril muito bom e baratíssimo..Após o jantar, existem muitas tendas e lojas na rua principal de Chaweng Beach, um pouco à semelhança de Silom Road em Bangkok..por isso, iniciou-se o tradicional shopping logo na primeira noite.
Fomos ainda ao Reggae Bar, uma das atracções da night de Koh Samui. Antigamente chegava-se lá através de uma ponte de madeira sobre um lago interior, mas agora a ponte foi asfaltada para os carros poderem passar mais em segurança. Para lá chegar atravessa-se a zona do putedo e fica muito perto do estádio de Chaweng, onde há combates de Thai Boxing. O bar é espectacular...como em muitas destas zonas mais tropicais, é ao ar livre, todo em madeira e telhado de palha (embora desconfio que por baixo da palha esteja el zinco), paredes abertas, decoração jamaicana (há uns anos atrás, para além da decoração, existiam outras coisas jamaicanas, à semelhança e na herança dos movimentos hippies..) e uma banda ao vivo que misturava sons reggae com outros. Vale a pena lá ir!

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?